sexta-feira, 6 de abril de 2012

Desconfortos na Gestação: Pubalgia

Estou iniciando aqui uma série de posts sobre alguns desconfortos que podem aparecer durante a gestação e como podem ser prevenidos e tratados através da fisioterapia.

Primeiro post é sobre PUBALGIA, que nada mais é do que a dor na região do púbis.

O púbis é uma articulação que fica bem abaixo da região dos pêlos púbicos (púbicos porque se situam bem em cima do púbis!). Essa articulação é geralmente bem estável, mas na gestação ela pode ficar instável, pela ação do hormônio relaxina.

Relaxina é um hormônio liberado, sabiamente, pelo nosso corpo durante a gestação para que nossas articulaçoes fiquem mais frouxas e o bebê possa ir se acomodando na pelve. Também para facilitar o parto, visto que as articulações ficam mais móveis (portanto mais instáveis).
Por isso muitas gestantes ficam mais "elásticas"... mas deve-se tomar alguns cuidados em relação a essa "falsa elasticidade".

Voltando ao púbis... é muito comum as gestantes terem dor nesta região durante o segundo e terceiro trimestre. Ela aparece geralmente em gestantes que tem um desequilíbrio da musculatura pélvica, encurtamento da musculatura de membros inferiores e/ou que exerçam atividades que sobrecarreguem esta região. Movimentos em "tesoura", que necessitem de sobrecarga em um dos membros (exemplos: subir escadas, chutar uma bola) ou movimentos que façam tração desta articulação, como abrir as pernas, são fatores que aumentam as chances de desenvolvimento da pubalgia.

A pubalgia pode causar muita dor e limitação á gestante e portanto aí vão algumas dicas de prevenção e, para quem já apresenta o quadro, vão algumas dicas de como não piorar... porque na gestação é difícil curar este desequilíbrio, visto que a tendência é que ao longo da gravidez as articulações se tornem mais móveis e instáveis, mas é possível controlar e amenizar estes sintomas.

DICAS:

- evite esforços com desequilíbrio pélvico (isto é, que coloquem o peso ou a força em um dos membros inferiores)
- evite movimentos bruscos da pelve (rotação, abertura)
- se estava sedentária antes da gestação, procure atividades leves para se preparar para o parto. Atividades específicas para gestante geralmente respeitam o processo fisiológico que ocorre neste momento
- controle o peso
-você pode fazer exercícios de ponte (com um travesseiro entre os joelhos) que é recomendado para fortalecer a região pélvica e diminuir a instabilidade local.
Como fazer: Suba a pelve soltando o ar com a boca bem aberta, contraindo os glúteos e apertando o travesseiro entre os joelhos, contraindo também o períneo. Volte inspirando. A respiração é MUITO importante!!!



SE VOCÊ JÁ ESTÁ SENTINDO DOR:

- primeira dica e a PRINCIPAL é procurar um fisioterapeuta, que saberá avaliar e orientar o melhor tratamento a ser feito
- se estiver sentindo muita dor, aplique uma bolsa de gelo no local por 15 minutos diariamente (não esqueça de forrar a bolsa de gelo com um tecido para evitar queimaduras no local, que é muito sensível)
- continue evitando os movimentos já mencionados acima
- não faça qualquer exercício sem recomendação do fisioterapeuta, pois isto pode piorar o quadro.

Escrito por Gabriela Zanella

6 comentários:

  1. Muito obrigada pela informação. Estou com 20 semanas e tenho dor desde a 11°.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc está agora? Eu estou com 29 semanas e sinto dores desde a 18. Esta piorando muito. Estou fazendo fisioterapia mas só alivia momentaneamente.

      Excluir
  2. Boa noite! O que gostaria de saber se essa for atrapalha na hora de ter um PN?!

    ResponderExcluir
  3. Gente estou com 26 semanas.. não estou suportando mais essa dor, e imaginar que falta três meses pra eu ganhar meu bebê

    ResponderExcluir
  4. Estou com 13 semanas e com esta dor....espero que passe logo

    ResponderExcluir